AO VIVO: 
3710-4949     9978-7885

24/05/2013 - Atualizado em 24/05/2013 08:44
IGP em Lajeado, urgente

A Administração de Lajeado pretende retomar o contato com a direção do IGP para agilizar a vinda de uma unidade para Lajeado. Semana passada, o corpo de um cidadão ficou na rodovia, após acidente, por mais de 4 horas aguardando a Perícia. Fato revoltou familiares e moradores. Estas situações ocorrem com frequência. Atualmente, os serviços do Departamento de Criminalística do IGP, são realizados por profissionais que vem de Porto Alegre, distante 110 Km, ou de Santa Maria, que fica a 204 Km.

A ideia é reunir em um único prédio os departamentos de Identificação, Criminalística e Médico-Legal e beneficiar uma região com imensa demanda. O prefeito Luís Fernando Schmidt, antes mesmo de assumir o cargo, havia feito uma visita ao IPG para tratar deste assunto. Prefeitura de Lajeado e IPM já tem um acordo assinado para instalação de uma unidade em Lajeado. Falta a concretização.


ÁREA COBERTA NO CENTRO

O Canal Direto da Prefeitura de Lajeado reuniu-se esta semana com moradores do Centro. Uma pauta de pedidos foi apresentada pela Associação de Moradores. Entre eles está o projeto de construção da rua coberta entre o Restaurante Tombado e a Casa de Cultura, ao lado da Praça da Matriz.

Os moradores entendem que o espaço seria de multiuso, com tráfego de veículos durante o dia e a noite se transformando numa grande praça de alimentação ou de eventos para apresentação de shows. Um bom assunto para ser analisado pelo poder público. Arroio do Meio já tem uma rua coberta e de grande utilização.


HOTEL PARA LAJEADO

O presidente do MGrupo, Lorival Rodrigues, aterrissou em Lajeado esta semana. Acompanhado do superintendente do Shopping Lajeado, Edelson Oliveira e de Flaviano Ortiz, fez uma vista de cortesia ao prefeito Luís Fernando Schmdit. Participaram do encontro os secretários de Governo Auri Heisser e de Planejamento Marta Peixoto.

O empresário fez um relato das obras do Shopping Lajeado e manifestou a intenção de construir um novo hotel na cidade. O local está em negociação, próximo ao shopping. O MGrupo pretende investir mais na cidade pois acredita no seu potencial econômico.


MC FELIZ

Representantes do McDonald's Brasil estiveram em Lajeado esta semana. O presidente do MGrupo, Lorival Rodrigues, foi o anfitrião do encontro. Verificaram o andamento das obras de reforma do Shopping Lajeado e conferiram o ponto onde uma franquia da marca será instalada. A empresa que administra o shopping da cidade pretende, em breve, anunciar mais novidades. Lojas âncora como Renner, Americanas e Livraria Nobel já estão confirmadas.


FIQUE POR DENTRO

** Modernizar o sistema de gestão, protocolo e pedidos é a meta da Prefeitura de Lajeado para os próximos meses. Conforme o Secretário de Governo Auri Heisser a ideia é abandonar papel, carimbo e caneta. Hoje há muita burocracia. O governo quer os servidores mais livres para desempenhar outras atividades importantes.

** Em Estrela, sistema de recebimento de pedidos, o protocolo, é mais arcaico. A velha máquina de escrever ainda é utilizada no setor. Administração atual está providenciando modernização urgente.

** Já estão em testes duas luminárias de leed no Parque dos Dick em Lajeado. Se resultar em economia, que pode chegar a 70%, todo o parque terá luminárias deste tipo.

** O povo, muito sábio, fiscaliza e se encarrega de espalhar. A Coluna, prudentemente, restringe nomes e locais. Em uma pequena cidade da região o prefeito foi flagrado num clima bem romântico com uma secretária municipal. Os “amigos” do poder armaram para que primeira dama e o marido da secretária descobrissem o love dos dois. O barraco foi grande. É o assunto no município.

** Em outra cidade, de porte mediano, o povo fala que para amenizar a crise conjugal, o prefeito nomeou a esposa para uma secretaria. E com isto gerou um problema. A primeira-dama/secretária não se contenta em administrar a sua pasta. Ela costuma se meter nos projetos de todas as secretarias, causando muito mal estar na equipe do primeiro escalão.

** Ex-prefeito da região articula sua candidatura a presidência de uma entidade conceituada e que terá eleição até o final do ano. Ele tem percorrido cidades onde a empresa tem atuação. Será oposição a atual gestão.

** Ex-diretor de trânsito de Teutônia, Rodrigo Diogo Fernandes, preso ontem após depoimento na Promotoria de Justiça, é ligado ao PSB. Era o único cargo indicado pelo partido no governo municipal de Teutônia. Ele é acusado de cobrar propina de pessoas que prestavam serviços comunitários.

** Candidatos a uma vaga no concurso do Magistério reclamam da falta de sensibilidade dos organizadores. No último domingo, dia da prova, chovia em Lajeado. Filas se formaram em frente ao Colégio Castelo Branco, mas as portas não foram abertas antes. Somente em cima do horário previsto. E o povo tendo que se proteger da chuva na rua.

** Ex-deputado Marquinho Lang teve a maior felicidade de sua vida esta semana. Nasceram os gêmeos Miguel e Pedro, filhos do Marquinho e da Lilian. Desejo saúde às crianças.

** Iniciativa louvável dos agentes políticos de Bom Retiro do Sul que abriram mão de ganhar mais. A Câmara aprovou reajuste de salário de 6,62% para os servidores. Prefeito, vice e vereadores não receberão este aumento. A situação financeira do município não permite tal privilégio.

** Vereador Sérgio Rambo (PT) arrumou uma polêmica ao sugerir transformar as ciclofaixas em estacionamento. Entusiastas do Pedala Lajeado, composto por ciclistas amadores, farão uma pedalada até a sede do legislativo na semana que vem.

** Reclamação de leitores: no bairro Montanha, próximo ao Hotel, tem estacionamento de carros e caminhões nos dois lados da rua, tornando-a restrita ao trânsito. No Mercado Pessi é a mesma coisa: trânsito perigoso. Pedem providências.

** Empresário Rui Alberto Grave, Sócio e Diretor Operacional da Univale, será o presidente da Comissão Organizadora da Estrela Multifeira, que ocorre em setembro. Lançamento foi na noite de ontem. Na CACIS de Estrela ele ocupa a função de Vice-Presidente de Infraestrutura e também é o Financeiro da AMBI – Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias.

** Fofoca é assunto nacional, o único que supera o futebol e as próprias novelas. Vivemos numa “cultura de manchetes”, ler os títulos sem ler os textos, ouvir, falar e fazer suas próprias associações. Para refletir. Bom fim de semana.

 

veja também

 

Escreva seu comentário
Aceito os termos e condiçães         Exibir meu email         Exibir meu nome
Enviar