AO VIVO: 
3710-4949     9978-7885

27/09/2013 - Atualizado em 27/09/2013 14:59
Gelo no verão do Ártico pode sumir em 40 anos

A camada de gelo do Ártico durante o verão poderá desaparecer até meados do século, indica a versão preliminar do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que será divulgado nesta sexta-feira.

A avaliação é um dos aspectos mais notáveis do relatório feito por mais de 800 cientistas de todo o mundo e que revisa estimativas anteriores sobre o quão rápido o gelo do norte está derretendo. Os estragos feitos pelo aquecimento global no Ártico evoluem numa velocidade bem maior do que previsto anteriormente.

Em 13 setembro, o gelo do mar Ártico atingiu sua menor extensão para 2013, de 5,1 milhões de quilômetros quadrados. Veja ao lado um vídeo pela Nasa que mostra o degelo na região entre maio e setembro deste ano. A extensão mínima de gelo foi a sexta mais baixa já registrada via satélite, e reforça a tendência de queda a longo prazo na extensão do gelo do Ártico.

Em setembro de 2012, o Centro Nacional de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC) anunciou que o Ártico apresentou um degelo recorde desde 1979, quando a região começou a ser monitorada por satélites. Na ocasião, a extensão da cobertura de gelo caiu para 3,41 milhões de km² – 50% menor que a média entre 1979 e 2000.


Fonte: info.abril.com.br


Greenpeace pede libertação de gaúcha presa na Rússia

A organização global Greenpeace fez na manhã desta sexta um ato de solidariedade, em frente à Embaixada da Rússia, em Brasília, pelos 30 ativistas que estão detidos pelas autoridades daquele país. Eles estão sob custódia após um protesto ocorrido na semana passada contra a exploração de petróleo no Ártico.

A manifestação pediu a liberação dos detidos que estavam a bordo do navio Artic Sunrise. A embaixada se recusou a receber uma carta dos ativistas, após três tentativas. “Dos 30 ativistas, 22 vão aguardar a custódia por dois meses e os outros serão ouvidos em três dias, inclusive a brasileira Ana Paula Maciel”, declarou a coordenadora de clima e energia da Greenpeace, Fabiana Ferreira.

Desde 2006, a biológa gaúcha Ana Paula Maciel, de 31 anos, é uma das integrantes fixas da tripulação do navio Artic Sunrise, de bandeira holandesa. Segundo nota do Greenpeace, ela vai ficar sob custódia por três dias, antes de prestar mais um depoimento.


Fonte: www.correiodopovo.com.br


Curiosity encontra água no solo de Marte

O jipe-robô Curiosity analisou sua primeira amostra de solo marciano e encontrou uma quantidade significativa de água. A novidade divulgada pela Nasa, agência espacial americana, renova a esperança de um dia hidratar astronautas com a missão de explorar o planeta vermelho.

"A alta porcentagem de água no solo é um dos resultados mais emocionantes da primeira amostra analisado pela Curiosity", afirmou Laurie Leshin, do Instituto Rensselaer (EUA) e líder do estudo. Segundo a pesquisa, cerca de 2% do solo de Marte é composto de água. “É um grande recurso e cientificamente interessante", disse Leshin.

Segundo o estudo, 0,03 metro cúbico de solo marciano, um bloco com largura, profundidade e altura proporcional a um pé, é possível extrair 0,47 litro de água, disse Leshin. "Vemos Marte como um deserto muito seco e embora não se encontre tanta água quanto no solo da Terra, é substancial", disse Leshin.

A amostra analisada pelo Curiosity provavelmente representa o que se poderia encontrar em outras regiões de Marte, já que o planeta é coberto com uma fina camada de solo superficial. “Agora sabemos que deve ter existido água abundante e acessível em Marte”, disse.

Quando a humanidade enviar pessoas ao planeta, provavelmente será possível escavar a superfície para recolher amostras, aquecê-las e obter água. Nenhuma agência espacial planeja enviar pessoas ao planeta em curto prazo. Mas os Estados Unidos dizem ter esperança de mandar os primeiros humanos ao planeta vermelho por volta de 2030.

Essa não é a primeira vez que os cientistas encontram evidências que Marte provavelmente teve água na forma de gelo ou de reservatórios subterrâneos a bilhões de anos atrás. Mas as novas evidências são de dez dos equipamentos mais avançados já enviados para investigar a superfície marciana a bordo do Curiosity.

As descobertas incluem a análise de uma amostra de pó, terra e solo finamente granulado de uma parte da Cratera Gale, conhecida como Rocknest (berço rochoso). O Curiosity também identificou dióxido de carbono, oxigênio e compostos sulfúricos, entre outros, quando aqueceu a terra coletada.


Fonte: info.abril.com.br


Milhares de palestinos protestam na véspera do aniversário da Intifada

Milhares de palestinos se manifestaram nesta sexta-feira (27) na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, na véspera do aniversário da segunda Intifada (2000-2005) contra a ocupação israelense.

Uma manifestação convocada pelo movimento islamita Hamas, no poder em Gaza, reuniu milhares de pessoas no acampamento de refugiados de Nuseirat, centro da Faixa de Gaza.

Os participantes exibiam bandeiras verdes do movimento islamita e gritavam lemas como "Todos somos a resistência".

"Pedimos a nosso povo palestino na Cisjordânia que se rebele contra a injustiça e a opressão e declare uma terceira Intifada contra a entidade sionista", declarou um deputado do Hamas, Mushir al Masri, durante a concentração.

Também houve manifestações perto da fronteira com Israel, onde cinco palestinos foram atingidos por gases lacrimogêneos lançados por militares israelenses.

Em Jerusalém Oriental, onde explodiu a segunda Intifada em 2000, centenas de jovens palestinos confrontaram a polícia israelense depois da oração de sexta-feira. Nove pessoas foram detidas e um policial ficou ferido, afirmou uma porta-voz da polícia.

As manifestações na Cisjordânia foram marcadas por confrontos ocasionais entre jovens palestinos e militares israelenses, principalmente nos arredores da prisã militar de Ofer, perto de Ramallah.


Fonte: g1.globo.com


Mulher mata seus dois bebês recém-nascidos para ir a clube de swing

Uma ninfomaníaca alemã está sendo acusada de matar seus dois filhos recém-nascidos para que pudesse ir a um clube de swing. Ela foi presa depois que os corpos dos bebês foram encontrados por seu pai.

Steffie Koppers, de 24 anos, se gabava no Facebook pelas visitas que fazia ao clube, chamado Swingerclub Kali. “Estamos em três simpáticas senhoras, mas queremos homens e não tem nenhum aqui”, dizia na rede social.

A polícia acredita que Koppers tenha engravidado dos filhos no próprio local. Ela morava em uma fazenda com seu pai.

Um dos filhos teria sido morto em novembro do ano passado, e já teria sido reduzido a um esqueleto ao ser encontrado. O outro estava embrulhado em uma folha.

O pai de Koppers telefonou para a polícia imediatamente após encontrar os cadáveres. Ele comentou que a filha admitiu o que aconteceu, mas não foi capaz de dizer o motivo para a ação. Mesmo assim, autoridades garantem que ela estava viciada em ir ao clube, e não queria que os bebês a incomodassem.


Fonte: www.techmestre.com


Ataque de vespas mata 19 pessoas em três meses e preocupa autoridades na China

Pelo menos 19 pessoas morreram e outras 70 foram internadas após terem sido picadas por vespas na província de Shaanxi, no centro da China, onde as autoridades decretaram estado de alerta devido ao considerável aumento destes casos, informou nesta sexta-feira (27) o jornal oficial "China Daily".

Segundo a fonte, os hospitais da Prefeitura de Ankang, no sul de Shaanxi, receberam 583 pessoas vítimas de picadas deste inseto nos últimos três meses.

Deste número, 19 morreram e 70 seguem hospitalizadas, enquanto o restante já recebeu alta médica.

De acordo com as autoridades, esses números revelam o aumento destes incidentes e a necessidade de tomar medidas mais severas.

"A cada outono registramos mais casos de picadas de vespa na província, especialmente nas áreas montanhosas. Estes incidentes aumentaram gradualmente nos últimos anos devido ao fato do número de vespas também terem aumentado na região", explicou Zhao Fang, oficial do governo local de Ankang.

Especialistas médicos também ressaltaram a dificuldade que esses casos representam, já que a maioria ocorre em zonas de difícil acesso.

"A proporção de gente que morre por picadas de vespas é relativamente alta na China, já que a maioria dos casos se produz em remotas áreas rurais, onde as vítimas não podem receber o tratamento adequado com agilidade", assinalou o doutor Guo Dongyang.


Fonte: noticias.r7.com

Texto produzido por Christian Ely.


Deixe seu comentário sobre as notícias que giraram o mundo no dia de hoje.

 

veja também

 

Escreva seu comentário
Aceito os termos e condiçães         Exibir meu email         Exibir meu nome
Enviar